Edições anteriores

2019

v. 1, n. 1 (2019): Revista CBTecLe Nº1 - 2019

Revista CBTecLE - v.1,n.1 (2019) - 1º Semestre

Em sua quinta edição, a Revista CBTecLE divulga à comunidade acadêmico-científica e aos demais interessados, pesquisas, narrativas de práticas docentes e relatos de experiências sobre o ensino de línguas no contexto da educação técnica e tecnológica brasileira.

O conjunto de artigos que compõem esta edição apresenta pesquisas relacionadas a diferentes perspectivas teóricas, dentro das quais destacamos os artigos produzidos à luz das investigações e práticas centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, e que tem como princípio básico o uso das metodologias ativas para  estimular a autonomia do aluno.

Tenham todos uma ótima leitura!

 

Profª Drª Simone Telles Martins Ramos


2018

v. 1, n. 2 (2018): Revista CBTecLE nº 2 - 2018

 Editorial

A quarta edição da Revista CBTecLE apresenta para toda comunidade científica uma coletânea de artigos que aborda o ensino-aprendizagem  de línguas estrangeiras no ensino técnico e tecnológico por meio de pesquisas e práticas de ensino realizadas à luz de diferentes perspectivas teóricas e que foram apresentadas aos participantes do IV CBTecLE – Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras no Ensino Técnico e Tecnológico, realizado em 27 e 28 de setembro de 2018, na Fatec Campinas, São Paulo.

Alinhados com a temática principal do congresso - Ensino de línguas em tempos de mobilidade global: tecnologia, metodologia e trabalho -  esses artigos focam na interdisciplinaridade, no trabalho cada vez mais específico para a formação profissional e no uso da tecnologia para auxiliar o aprendizado dentro e fora da sala de aula. As metodologias ativas também aparecem em destaque, ressaltando a necessidade de pensarmos a Educação Profissional cada vez mais focada no desenvolvimento da autonomia do aluno.

Desejamos a todos uma ótima leitura!

 

Profª Drª Simone Telles Martins Ramos

v. 1, n. 1 (2018): Revista CBTecLE nº 1 - 2018

Edição 1º Semestre de 2018


EDITORIAL


A Educação está vivenciando uma era de importantes transformações, pois a mudança na forma de relacionamento do indivíduo com o mundo que a tecnologia trouxe para a vida moderna tem afetado profundamente a forma de aprender.
Pensando nisso, ampliamos o enfoque da Revista CBTecLE no que se refere ao ensino-aprendizagem de línguas sempre privilegiando as novas metodologias e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs).
A terceira edição apresenta uma coletânea de artigos acadêmicos com os resultados de pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e narrativas de práticas de ensino de línguas estrangeiras desenvolvidas sobretudo no contexto tecnológico.
Essa importante contribuição de docentes e pesquisadores tem como objetivo estimular as discussões acerca do ensino de línguas estrangeiras no contexto atual.
Agradecemos a toda equipe editorial pelas valiosas contribuições para a publicação desta edição.

Editora Responsável
Profa. Dra. Simone Telles Martins Ramos, Centro Paula Souza 

2017

Revista CBTecLE Nº2

v. 1, n. 2 (2017): Revista CBTecLE nº2

 

 

Palavras dos Editores:

 

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) têm criado espaços para a construção do conhecimento. A internet, em particular, propiciou o acesso à informação, tornando a comunicação descentralizada e revigorando o potencial de democratização da educação na esfera pública. Embora o acesso às TDIC na educação possa criar possibilidades de inserção social, política e cultural, é importante compreender que a utilização das novas tecnologias não deve ser considerada como simples uso de ferramentas, mas como uma prática social que poderá mediar o processo de ensino-aprendizagem e facilitar os saberes dos indivíduos envolvidos neste processo.

Nesse sentido, a segunda edição da Revista CBTecLE propõe-se a ser um espaço onde possamos apresentar os resultados de estudo e práticas referentes ao ensino-aprendizagem de línguas, proporcionando a reflexão sobre o papel da escola na construção da autonomia do aluno, procedimentos de ensino e a revisão do papel da escola para que ela consolide como um espaço onde conhecimento seja construído de forma significativa e desafiadora, levando-se em consideração as novas demandas e recursos digitais disponíveis.

Nesta publicação são apresentados artigos acadêmicos sobre a forma como a língua é abordada enquanto objeto de estudo e relatos de práticas de ensino que descrevem o uso de tecnologias digitais para a construção do conhecimento.

 

Coordenação Geral da Revista

Profa. Me. Mariane Teixeira, Coordenação de Inglês das Fatecs - CESU Centro Paula Souza

 

Editora Responsável

Profa. Dra. Simone Telles Martins Ramos, Centro Paula Souza

 

Equipe Editorial

Profa. Me. Darli Regina Paschoalini Vaccari, Centro Paula Souza

 

 


1 a 5 de 5 itens