Revista CBTecLE

ISSN 2526-4478

A Revista CBTecLE é uma publicação semestral do Centro Paula Souza, lançada em 2017, que tem  como objetivo incentivar professores, pesquisadores e acadêmicos de diferentes instituições brasileiras e internacionais a divulgar suas produções no ensino de línguas, em áreas como:

  • línguas para fins específicos;

  • análise do discurso;

  • tecnologias digitais e ensino-aprendizagem de línguas;

  • metodologias ativas;

  • currículo;

  • letramento crítico, multiculturalismo, translíngua e repertórios;

  • letramento e fluência digital, games e criação de aplicativos;

  • educação bilíngue; políticas públicas (para o ensino de línguas materna e estrangeira);

  • abordagens teóricas e aplicadas ao ensino e à aprendizagem, formação de professores e coordenadores de programas de ensino de línguas, interação, avaliação e gestão educacional nos contextos presencial e digital.



v. 1, n. 2 (2017): Revista CBTecLE nº2


Revista CBTecLE Nº2

 

 

Palavras dos Editores:

 

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) têm criado espaços para a construção do conhecimento. A internet, em particular, propiciou o acesso à informação, tornando a comunicação descentralizada e revigorando o potencial de democratização da educação na esfera pública. Embora o acesso às TDIC na educação possa criar possibilidades de inserção social, política e cultural, é importante compreender que a utilização das novas tecnologias não deve ser considerada como simples uso de ferramentas, mas como uma prática social que poderá mediar o processo de ensino-aprendizagem e facilitar os saberes dos indivíduos envolvidos neste processo.

Nesse sentido, a segunda edição da Revista CBTecLE propõe-se a ser um espaço onde possamos apresentar os resultados de estudo e práticas referentes ao ensino-aprendizagem de línguas, proporcionando a reflexão sobre o papel da escola na construção da autonomia do aluno, procedimentos de ensino e a revisão do papel da escola para que ela consolide como um espaço onde conhecimento seja construído de forma significativa e desafiadora, levando-se em consideração as novas demandas e recursos digitais disponíveis.

Nesta publicação são apresentados artigos acadêmicos sobre a forma como a língua é abordada enquanto objeto de estudo e relatos de práticas de ensino que descrevem o uso de tecnologias digitais para a construção do conhecimento.

 

Coordenação Geral da Revista

Profa. Me. Mariane Teixeira, Coordenação de Inglês das Fatecs - CESU Centro Paula Souza

 

Editora Responsável

Profa. Dra. Simone Telles Martins Ramos, Centro Paula Souza

 

Equipe Editorial

Profa. Me. Darli Regina Paschoalini Vaccari, Centro Paula Souza