CONTRIBUIÇÕES DA NOTÍCIA DE INTERNET PARA O CURRÍCULO DE INGLÊS NO CURSO DE LOGÍSTICA

Elisiane Alves de Oliveira

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi investigar qual é a contribuição do gênero notícia de internet para as aulas de língua inglesa de um curso técnico de logística da região do Vale do Paraíba. Para isto, optou-se pela abordagem metodológica de pesquisa bibliográfica (KÖCHE, 1997), que considera as teorias já existentes como ponto de partida para novas propostas de solução de problemas. Está fundamentada nos conceitos de ensino e aprendizagem da língua inglesa, construção de conhecimentos, desenvolvimento de competências e habilidades, abordagem instrumental do ensino de idiomas, gêneros discursivos e elaboração de currículo de um curso técnico. Foram destacados autores como Scott (1986), Brown (1994), Vygotsky (2001), Coiro (2003), Richards (2003/2004), Bakhtin (2004), Liberalli (2004), Jesus (2005), Lopes-Rossi (2006), Matias da Silva (2007), Lopes (2009) e Santos (2009/2010); e documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais para Língua Estrangeira (BRASIL 1998/2002), o Plano de Curso e o Relatório de Avaliação do Curso Técnico em Logística (2009). Para os procedimentos de análise do gênero notícia de internet, foi selecionado um corpus com cinco notícias de diferentes fontes e sites, cujo conteúdo temático, contexto de produção e escolhas lexicais foram descritos seguindo-se a proposta de Bronckart (apud MATIAS DA SILVA, 2007). A caracterização deste gênero textual, considerando-se as diversas aprendizagens provenientes do seu estudo, e as interações que ocorrem entre professor, alunos e texto demonstraram a viabilidade do uso da notícia de internet no curso técnico de logística para a construção de conhecimentos em língua inglesa.

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ISSN 2526-4478

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