A INTERNET COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DIGITAL NAS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Paula Barbosa Pudo, Aparecido R. LÓPEZ-GUERRERO

Resumo


Este trabalho tem como finalidade apresentar elucidações teórico-práticas provenientes de experiências educacionais realizadas no Centro Paula Souza, mais especificamente na Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba, de maneira a discutir questões relacionadas ao ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LE) em ambientes distintos, todavia, complementares entre si: o presencial e o virtual. Para tanto, foram analisadas proposições teóricas atinentes às duas materialidades em que ocorre o fenômeno estudado, a sala de aula tradicional e os ambientes e ferramentas virtuais diversos utilizados no projeto descrito no corpo deste artigo. De forma complementar às discussões teóricas deste trabalho, o debate sobre os recursos da internet disponíveis e aplicados como apoio no ensino de LE torna-se imprescindível, uma vez que se trata de estratégias utilizadas tanto pelos educadores como pelos próprios alunos, em uma relação dialética, visto que todos participantes aprendem e ensinam neste processo. Dentre os principais teóricos discutidos neste estudo, destacam-se: WARSCHAUER (2007//2012/2014), LÉVY (2008), VYGOTSKY (1998), RAMAL (2002), WINDEATT; HARDISTY; EASTMENT (2008), SORJ (2003), NEWMAN; HOLZMAN (2002), FREIRE (2004), arcabouço teórico que contempla desde os contextos de aprendizagem referidos, o crucial papel do professor gerando oportunidades de interação entre os alunos, englobando a discussão do fenômeno da internet na sociedade e seus impactos no cotidiano. A partir desta experiência pedagógica, pode-se concluir que a inserção da Internet como instrumento educacional na aula presencial de Inglês representa um novo espaço de desenvolvimento de habilidades linguístico-comunicativas, levando os alunos ao alcance de oportunidades de inclusão social - ao interagirem utilizando o idioma alvo – e de inclusão digital – ao utilizarem a Internet para aprimorarem seus estudos, seu acesso à informação, favorecendo a construção de seu conhecimento e de sua autonomia.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA FILHO, J. C. P. de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes, 1998.

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Fundamentos de abordagem e formação no ensino de PLE e de outras línguas. Campinas: Pontes, 2011.

BELLONI, M. L. Educação à distância. Campinas, SP: Autores associados, 2003.

FREIRE. P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

________ As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2008.

LOPES, L.F.; FARIA, A. A. O que e o quem da EaD: história e fundamentos. Curitiba: Intersaberes, 2013.

MOITA LOPES, L. P. da. Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

NEWMAN, F.; HOLZMAN, L. Lev Vygotsky: cientista revolucionário. São Paulo: Loyola, 2002.

PUDO, P. B. Inclusão social e digital: o uso da internet como complemento da aula presencial de LE. 2003. 221 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.

RAMAL, A. C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SORJ, B. Brasil@povo.com: a luta contra a desigualdade na Sociedade da Informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

SOUSA SANTOS, B. de. Um discurso sobre as ciências. 12. ed. Porto: Afrontamento, 2001.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

WARSCHAUER, M. A teacher´s place in the digital divide. Disponível em:< http://education.uci.edu/person/warschauer_m/docs/tpdd.pdf> Acesso em: 24/09/16.

WARSCHAUER, M. The digital divide and social inclusion. Disponível em: Acesso em: 24/09/16.

WARSCHAUER, M. Balancing the One-To-One Equation: Equity and Access in Three Laptop Programs. Disponível em: Acesso em: 24/09/16.

WINDEATT, S.; HARDISTY, D.; EASTMENT, D. The internet. New York: Oxford, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2526-4478

____________________________________________________________________________________________________________________