Sistema de Informação para avaliação de proficiência de língua estrangeira: Relato de sua evolução tecnológica

Magali Barçante, Lílian Simão Oliveira, Marlucy Maria da Silveira Ribeiro

Resumo


Esta comunicação apresenta o desenvolvimento de um Sistema Integrado de Gestão (SIG) que funciona on-line e tem como objetivo padronizar o Exame de Nivelamento de língua estrangeira do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, auxiliando os professores na tarefa de verificação do nível de proficiência de alunos ingressantes nas Faculdades de Tecnologia do referido Centro. As vantagens de utilização de uma ferramenta adequada para atender de forma padronizada e com qualidade as necessidades dessa instituição, distribuída geograficamente pelo Estado de São Paulo, são descritas. A metodologia utilizada neste trabalho é de natureza descritiva, enumerando-se as tecnologias utilizadas e seu histórico de evolução tecnológica. Ao final, percebe-se a necessidade de uma constante atualização das tecnologias para atender adequadamente à realidade da instituição. Este projeto conseguiu constatar que o uso de tecnologias adequadas é essencial para oferecer suporte de qualidade no contexto apresentado, facilitando o acesso a conteúdos de  maneira satisfatória e igualitária.


Texto completo:

PDF

Referências


ALDERSON J. C., CLAPHAM C., WALL D. Language Test Construction and Evaluation.Cambridge University Press. 1995.

AMARAL, L. . PRAXIS: Um Referencial para o Planeamento de Sistemas de Informação. Tese de Doutorado, Universidade do Minho, Braga. 1994.

AUDY, Jorge Luis Nicolás; ANDRADE, Gilberto Keller de; CIDRAL, Alexandre. Fundamentos de sistemas de informação. Porto Alegre: Bookman,208 p. 2005.

BACHMAN, L.F & PALMER, A. S.. Language Testing in Practice. Oxford: OUP. 1996.

BROWN, H. D..Language assessment: Principles and classroom practices.White Plains. NY: Pearson Education. 2004.

MORIKANE, Carlos Koji. O gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação (TI) em uma Instituição Publica: aplicabilidade da Norma ISO 20000 em uma instituição pública de ensino. Dissertação de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional pelo Departamento de Economia, Contabilidade e Administração da Universidade de Taubaté. Taubaté. 2008.

SCARAMUCCI, M.V.R.O Papel do Léxico na Compreensão em Leitura em Língua Estrangeira: Foco no Produto e no Processo. Tese de Doutorado. Instituto de Estudos da Linguagem – Campinas: UNICAMP,SP. 1995.

SHOHAMY, E. Testing methods, testing consequences: are they ethical? Are they fair? Language Testing, 14 (3), 340-349. 1997.

_____. Beyond Proficiency Testing: A Diagnostic Feedback Testing Model for Assessing Foreign Language Learning. Modern Language Journal.76, 513-21. 1992.

_____. Affective Considerations in Language Testing.ModernLanguageJournal, 66, 13-17. 1982;


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2526-4478

____________________________________________________________________________________________________________________