O Impacto do uso das Novas Tecnologias em Aulas de Inglês para cursos Tecnológicos

Margareth Ramos Teixeira Miyamoto

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir o uso das novas tecnologias em aulas de inglês para cursos tecnológicos, buscando revelar o impacto que estes recursos produzem no desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes, para a melhoria de sua aprendizagem. Consideramos como recurso tecnológico, websites, dicionários online, Skype, chatting, e-mail, youtube vídeos como Ted Talks, entre outros. O artigo busca demonstrar, por meio de revisão bibliográfica e um relato de experiência, como a língua inglesa é uma ferramenta fundamental tanto no mundo acadêmico como no mundo dos negócios.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, Andressa Rodrigues & PLATERO, Luciana Gonçalves. A aprendizagem de inglês na formação do profissional em análise e desenvolvimento de sistemas. Revista Perspectiva em gestão, educação e tecnologia, v. 4 nº8. São Paulo, 2015. Disponível em: https://fatecitapetininga.edu.br/perspectiva/pdf/artigo08_6.PDF Acesso em: 06 jan. 2017.

BRASIL. LDB. Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de1996. DOU,23 de dezembro de 1996.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio, parte II. Brasília, MEC/SEB, 2000.

________. Parâmetros Curriculares Nacionais + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, MEC/SEB, 2000.

________. Proposta Curricular do 2º Segmento, v. 2. Brasília, MEC /SEF, 2002.

CRYSTAL, David. http://www.infopedia.pt/davidcrystal. Acesso em: 10 de Agosto de 2016.

________. Entrevista – 2006. Disponível em: < www.revistaepoca.globo.com/morreumalingua> Acesso em: 10 ago. 2016.

DAVIES, G. & HEWER, S. (2012). Introduction to new technologies and how they can contribute to language learning and teaching. Module 1.1 in Davies G. (ed.), Information and Communications Technology for Language Teachers (ICT4LT), Slough, Thames Valley University [Online]. Retrieved from

DE AGUILERA, M. e MÉNDIZ, A. Videogames and education. Computers in Entertainment (CIE) - Theoretical and Practical Computer Applications in Entertainment, New York, v. 1, n. 1. Out. 2003. Disponível em: < https://learn.it.uts.edu.au/32003/Autumn04/support/videogamesandeducation.pdf >. Acesso em: 20 set. 2016.

Dicionário Escolar Longman - Copyright Pearson Education Ltd 2004.

GOVE, Philip B. Preface. Webster’s Third New International Dictionary. Springfield, MA: Merriam-Webster Inc., 1986.

GOODWIN, K. (2012). Use of tablet technology in the classroom. South Wales, Sydney: NSW Curriculum and Learning Innovation Centre.

SCHWARTZ, S. & POLLISHUKE, M. (2013). Creating the dynamic classroom: A handbook for teachers (2nd ed.), Toronto, ON: Pearson.

UPHOFF, Dörthe. A história dos métodos de ensino de inglês no Brasil. In: BOLOGNINI, Carmen Zink. A língua inglesa na escola. Discurso e ensino. Campinas: Mercado de Letras, 2008.


Apontamentos



ISSN 2526-4478

____________________________________________________________________________________________________________________