JOGOS PARA CELULAR: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

Teresinha de Fátima Nogueira, Juliana Forin Pasquini Martinez, Angélica Gomes de Oliveira

Resumo


Uma das tendências de práticas pedagógicas no contexto da educação superior tem sido o trabalho interdisciplinar e o uso de recursos tecnológicos. Tais possibilidades contribuem de maneira positiva tanto para docentes, que verificam a motivação e o engajamento dos alunos nas atividades, quanto para os discentes que são estimulados na produção e socialização de conhecimento (THIESEN, 2008). Seguindo essa tendência, as pesquisadoras e professoras da Fatec de São José dos Campos, docentes das disciplinas Língua Inglesa e Linguagem de Programação, elaboraram um projeto interdisciplinar com alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que consistia em construir jogos de aprendizagem de inglês para alunos da educação básica. O presente trabalho objetiva mostrar os resultados dessa prática, contando com a parceria de uma das alunas, que desenvolveu o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a elaboração de jogos de aprendizagem de inglês para smart phone. Vários pesquisadores têm indicado a aprendizagem através do uso de aplicativos no celular como ferramenta para motivar a aprendizagem dos alunos tanto na sala de aula como fora do contexto escolar (GODWIN-JONES, 2011; KAPP, 2016; HARIRY, 2015). Assim, metodologicamente, apresentamos como foi desenvolvido o projeto, o referencial teórico que adotamos, a elaboração e a aplicação de um jogo de inglês para alunos do ensino fundamental de uma escola pública criado pela nossa graduanda. Os resultados indicaram que práticas interdisciplinares contribuem de maneira significativa para a autonomia intelectual dos discentes e para entenderem como as disciplinas estão conectadas e em movimento constante. Em relação às docentes foi possível concretizar em sala um projeto que foi incentivado e fomentado pela instituição de ensino a que pertencem, Centro Paula Souza, pois as duas foram selecionadas para participar de um intercâmbio em instituições internacionais de educação como forma de aperfeiçoamento e atualização profissional.

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Referências


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ISSN 2526-4478

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