INTERCÂMBIO CULTURAL DE INGLÊS DO CENTRO PAULA SOUZA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Darli Regina Paschoalini Vaccari, Mariane Teixeira

Resumo


Este artigo tem por finalidade apresentar os resultados de um estudo sobre o desempenho línguístico de alunos dos cursos técnicos e tecnológicos do Centro Paula Souza (CPS) que em 2015 participaram do intercâmbio cultural para aprendizagem de língua inglesa, numa iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento do Estado de São Paulo e da Superintendência do CPS. Os dados sobre o desempenho linguístico foram colhidos através de um comparativo efetuado pelas instituições responsáveis pelo curso de línguas, oferecido aos alunos em países falantes de língua inglesa, através de dois instrumentos de avaliação: o primeiro, aplicado no início do curso, e o segundo no final. A análise dos dados nos permitiu constatar que o programa de intercâmbio cultural atua positivamente no aprimoramento da formação dos alunos. Além de incentivar o uso do idioma como ferramenta de acesso à informação e comunicação, a interação com outras culturas e conhecer novas formas de pensar e agir, ele é de extrema importância para o desenvolvimento de habilidades que serão exigidas dos futuros profissionais no mercado de trabalho.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA FILHO, J. C. P. Aprendizagem e Ensino de Línguas em Contextos Tecnológicos. Reverte (Indaiatuba), v. 1, , 2008, p. 220-230.

COUNCIL OF EUROPE. Common European Framework, 2014. Disponível em www.coe.int/t/dg4/linguistic/cadre1_en.asp. Acesso em 10 set. 2016.

GRADDOL, DAVID. English Next. London: British Council, 2006.

JOHNSON, D. Approaches to Research in Second Language Learning. New York: Longman, 1992.

NUNAN, D. Research Methods in Language Learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1992.

PAIVA, V. L. M. O. (Org.). Ensino de Língua Inglesa: reflexões e experiências.

Campinas: Pontes; Minas Gerais: UFMG, 1996.

RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: Linguagem, Identidade e a

Questão Ética. 3. ed. São Paulo: Parábola, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2526-4478

____________________________________________________________________________________________________________________