EXAMES DE PROFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: RESULTADOS COMPARATIVOS EM DOIS MOMENTOS

Marlucy Maria da Silveira RIBEIRO, Magali BARÇANTE

Resumo


Este artigo apresenta os resultados do exame de nivelamento de inglês, aplicado a alunos ingressantes das Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), comparados com os resultados obtidos em um exame internacional de língua inglesa que avalia a comunicação em situações voltadas ao mercado de trabalho. O exame de nivelamento de inglês é desenvolvido e mantido pela Comissão de Elaboração de Testes de Nivelamento (CETEN) do CEETEPS. Por meio da análise comparativa foi possível avaliar o aproveitamento/rendimento dos alunos dos cursos superiores tecnológicos da Faculdade de Indaiatuba que cursaram a disciplina língua inglesa ao longo de 5 (cinco) semestres.Verificou-se uma evolução significativa de conhecimento em língua inglesa, que pode ser atribuída à aplicação do exame de nivelamento e ao envolvimento de toda a equipe de professores de inglês.

Texto completo:

PDF

Referências


ALDERSON, J. C, CHAPMAN, C., WALL, D. Language test construction and evaluation. Cambridge: CUP, 1995.

BACHMAN, L. F. e PALMER, A. S. Language Testing in Practice. Oxford: Oxford, 1996.

BACHMAN, L. F. Fundamental Considerations in Language Testing. Oxford: OUP. 1995.

HUGHES, A. Testing for language teachers. Cambridge: CUP, 1989.

SHOHAMY, E. Beyond proficiency testing: a diagnostic feedback testing model for assessing foreign language learning. ModernLanguageJournal, 76,1992.

MARTINS, T. H. B. Subsídios para a elaboração de um exame de proficiência para professores de inglês. Dissertação de mestrado. Campinas: UNICAMP, 2005.

___ . Análise e validação de um teste de classificação em inglês: um estudo de caso em cursos superiores de tecnologia. Tese de doutorado: Universidade de São Paulo, 2013.

MUNHOZ, R. C. Marketing de serviços: impacto acadêmico e inclusão social de um exame de proficiência de inglês (CETEN) na Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba. 2014. (http://www.fatecid.com.br/biblioteca/monografias/monografia910.pdf)

SCARAMUCCI, M.V. R. Validade e conseqüências sociais das avaliações em contextos de ensino de línguas. LinguarumArena, v. 2, p. 121-137, 2011.

_____. Efeito retroativo da avaliação no ensino/aprendizagem de línguas: o estado da arte. TLA, Campinas, 43 (2):203-226, 2004.

SCHLATTER, M., GARCEZ, P. de M. e SCARAMUCCI, M. V. R. O papel da interação na pesquisa sobre aquisição e uso de língua estrangeira: implicações para o ensino e para a avaliação. Letras de Hoje, 39 (3), 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2526-4478

____________________________________________________________________________________________________________________