Seminários e Congressos: I SELIV - Língua, Discursos e Cultura: Reflexões sobre o ensino na sala de aula contemporânea.



A implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IF’s, sempre esteve relacionada ao conjunto de políticas para a educação profissional e tecnológica – EPT. A concepção dessa modalidade de educação orienta os processos de formação com base nas premissas da integração entre ciência, tecnologia, trabalho e cultura, conhecimentos específicos e desenvolvimento da capacidade de investigação científica como dimensões essenciais à manutenção da autonomia e dos saberes necessários à atuação profissional, que se traduzem nas ações de ensino, pesquisa e extensão. No tocante à formação de professores para a educação básica, é fundamental assegurar que a instituição de formação atenda às demandas sociais locais, com ênfase na garantia da qualidade do ensino que seja necessária à região.

Nesse sentido, o I Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba (I SELIV) tem por objetivo atender à demanda de formação acadêmica científica e cultural do discente do IF e, especialmente, dos professores de línguas da localidade, contribuindo, assim, para a qualidade do ensino de língua materna e línguas estrangeiras nas escolas de educação básica do Vale do Paraíba.

A iniciativa de criar um Seminário de estudos e atividades concorre para os pressupostos já outrora levantados na última resolução do CNE/CP (Conselho Nacional de Educação – Conselho Pleno), que ressalta a importância de os sistemas e as redes de ensino acompanharem a inovação e o desenvolvimento associados ao conhecimento, à ciência e à tecnologia, e para isso criar espaços acadêmicos que permitam ao professor, já graduado ou em formação, refletir criticamente e aperfeiçoar sua prática. Deste modo, estabelecer o diálogo e a parceria entre estudantes do curso de licenciatura e professores atuantes na rede básica de ensino é uma proposta salutar na tentativa de contribuir para alavancar novos patamares de qualidade ao complexo trabalho de gestão da sala de aula e da instituição educativa.

A escolha do tema “Língua, Discurso e Cultura: reflexões sobre o ensino na sala de aula contemporânea ” é atual e pertinente, pois tem como objetivo principal tratar de temáticas relacionadas ao ensino de línguas e à prática de leitura, com destaque para a indissociabilidade existente entre língua, discurso e cultura, proporcionando aos docentes e discentes participantes do evento oportunidade de reflexão acerca de suas concepções de ensino e de sua prática.

O I SELIV contará com atividades acadêmico-científico-culturais, tais como: conferências, mesa redonda com estudiosos da área, minicursos, apresentação de trabalhos em formato de pôster e comunicação oral. Espera-se, com o desenvolvimento da proposta, a articulação do processo de vivências de situações de aprendizagem com a produção do conhecimento e a prática educativa. Nessa perspectiva, o evento contribuirá para a autonomia intelectual de todos os envolvidos na atualização, (re)construção, divulgação e aprofundamento contínuos de seus conhecimentos científicos, tecnológicos e humanísticos.


26 de Agosto de 2017

Manhã Local de realização: Câmara Municipal de Campos do Jordão

  1. 08:30 - 09:00 Credenciamento Credenciamento
  2. 09:00 - 09:30 Abertura Cerimônia de abertura
  3. 09:30 - 10:45 Conferência Por que estudar uma gramática brasileira? Dr. Marcos Bagno (UnB)
  4. 10:45 - 11:15 Intervalo Café da Manhã
  5. 11:15 - 12:30 Mesa Redonda Modos de leitura e ensino de língua materna Dra. Norma Goldstein (USP), Dra. Eveline Tápias-Oliveira (UNITAU), Dr. Sandro Luís da Silva (UNIFESP)

Tarde Local de realização: Instituto Federal de São Paulo, campus de Campos do Jordão

  1. 12:30 - 13:30 Intervalo Almoço
  2. 13:30 - 14:30 Apresentação Apresentação de comunicações orais de pesquisas (em andamento ou concluídas) de pós-graduação e de pôsteres de pesquisas (em andamento ou concluídas) de graduação e iniciação científica
  3. 14:30 - 16:00 Minicurso Ensino de língua espanhola Dra. Mercedes Sebold (UFRJ)
  4. 14:30 - 16:00 Minicurso Ensino de língua inglesa Dra. Juliana Cavallari (UNIVÁS)
  5. 14:30 - 16:00 Minicurso Focalizando o texto: questões de coesão e de coerência Dra. Vanda Elias (UNIFESP)
  6. 14:30 - 16:00 Minicurso O texto literário na sala de aula Dra. Alessandra Ignez (IFSP)
  7. 14:30 - 16:00 Minicurso O texto midiático na sala de aula Dra. Eliana Brito Kozma (UNITAU)
  8. 16:00 - 16:30 Intervalo Café da tarde
  9. 16:30 - 18:30 Conferência Ensino de língua portuguesa: o pensamento crítico está à venda? Dr. Manoel Corrêa (USP)

Convidados

Dra. Alessandra Ferreira Ignez

  • Instituto Federal de São Paulo
  • Lattes
  • Minicurso
    • O texto literário na sala de aula
Possui graduação em Letras - Inglês/Português (Tradutor e Intérprete) pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas (2003), mestrado em Letras - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2007) e Doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (2012). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, expressividade, estilística, criação lexical e escolha lexical. Atualmente, é professora, em dedicação exclusiva, do Instituto Federal de São Paulo.

Dra. Eliana Vianna Brito Kozma

  • Universidade de Taubaté
  • Lattes
  • Minicurso
    • O texto midiático na sala de aula
Possui graduação em Letras pela Universidade Braz Cubas, graduação em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul, mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade Braz Cubas, professor assistente doutor da Universidade de Taubaté e editora da revista online Caminhos em Linguística Aplicada. Faz parte do Conselho Editorial da Revista de Extensão da UNITAU e é parecerista Ad hoc da revista Bakhtiniana. Encontra-se exercendo a função de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino de Língua Materna, e suas publicações versam sobre os seguintes temas: estratégias de leitura, discurso jornalístico, discurso publicitário, gêneros discursivos, linguagem midiática, entre outros.

Dra. Eveline Mattos Tápias Oliveira

  • Universidade de Taubaté
  • Lattes
  • Mesa Redonda
    • Modos de leitura e ensino de língua materna
Possui graduação em Letras pela Universidade de Taubaté (UNITAU, 1986), mestrado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 1996) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2006). Atualmente é Professora Assistente Doutor da Universidade de Taubaté. Tem experiência de 28 anos na área de Ensino de Língua Materna no Ensino Superior e desenvolve pesquisa na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do professor, didática do/no Ensino Superior, ensino da produção escrita e da leitura em língua materna, formação do professor de leitura e produção escrita e propostas de práticas inovadoras. O livro publicado por seu Grupo de Pesquisa CNPq "Interação, linguagens e (multi-)letramentos do professor" intitula-se "Leitura e produção escrita na graduação: pesquisa e ensino" (Taubaté: Cabral Editor, 2011) em que aborda a aprendizagem de leitura e escrita acadêmicas pelos processos metacognitivo e metafetivo. É parecerista Ad-hoc CAPES.

Dra. Juliana Santana Cavallari

  • Universidade do Vale do Sapucaí
  • Lattes
  • Minicurso
    • Ensino de língua inglesa
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista (1997) . É mestre (2001) e doutora (2005) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Finalizou um pós-doutorado (2011) na mesma instituição, na área de Tradução. Atualmente é professora adjunta, orientadora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Ministra a disciplina de Língua Inglesa, na Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Jacareí. Participa de projetos de pesquisa interinstitucionais em âmbito nacional e internacional, desde 2008, como participante e líder. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua estrangeira, formação de professores de línguas, práticas inclusivas no contexto escolar, avaliação formal e informal no processo de ensino e aprendizagem de línguas, análise de material didático, ensino de línguas e subjetividade, entre outros. Participa ativamente da vida acadêmica, integrando projetos de cooperação acadêmica, organizando e participando de eventos nacionais e internacionais em sua área de atuação, integrando conselhos editoriais, fornecendo pareceres de trabalhos científicos, organizando livros e realizando trabalhos de extensão universitária.

Dr. Manoel Luiz Gonçalves Corrêa

  • Universidade de São Paulo
  • Lattes
  • Conferência
    • Ensino de língua portuguesa: o pensamento crítico está à venda?
Graduado em Letras (Português/Espanhol) pela UNESP-São José do Rio Preto-SP (1978), fez mestrado (1986) e doutorado (1997) em Lingüística na Universidade Estadual de Campinas e livre-docência (2011) na Universidade de São Paulo. Fez, ainda, pós-doutorados no exterior: em 2002/2003, na U-3-Grenoble-FR e, em 2009, na Université Paris XII-FR. Professor efetivo do DLCV-FFLCH-Universidade de São Paulo desde 1999, coordenou convênio CAPES/COFECUB USP/UNICAMP/U-3-GRENOBLE (FR) por quatro anos (janeiro/2005 a dezembro/2008). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Ensino de Português L1, atuando principalmente no estudo dos temas: escrita, letramento e discurso.

Dr. Marcos Araújo Bagno

  • Universidade de Brasília
  • Lattes
  • Conferência
    • Por que estudar uma gramática brasileira?
Tem graduação em Letras (Bacharelado em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2000). É professor-adjunto do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB). É colaborador do Programa de Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Tradução, Sociolinguística e ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: prática de tradução francês/português, ensino de português, sociologia da linguagem, política linguística, gramática tradicional e português brasileiro.

Dra. Maria Mercedes Riveiro Quintans Sebold

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lattes
  • Minicurso
    • Ensino de língua espanhola
Possui graduação em Letras Português Espanhol pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Línguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é Diretora Adjunta de Pós Graduação da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: espanhol língua estrangeira, aquisição de língua estrangeira, sintaxe do espanhol, formação de professores, ensino- aprendizagem de língua estrangeira e línguas próximas.

Dra. Norma Seltzer Goldstein

  • Universidade de São Paulo
  • Lattes
  • Mesa Redonda
    • Modos de leitura e ensino de língua materna
Mestre e doutora em Letras pela USP, docente colaboradora da pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa na mesma universidade. Atua na linha de pesquisa “Estudos aplicados ao ensino e a outros contextos do português”, com foco em dois projetos: 1) “Linguagem literária e ensino de língua materna” [descrição de práticas escolares voltadas para o trabalho com o texto literário, visando a verificar como os seus diversos aspectos – gramaticais, discursivos e textuais – produzem efeitos de sentido; 2) “Gênero e ensino de língua materna” [associação entre pesquisa teórica e atividades de aplicação em contexto escolar, em diferentes níveis de ensino, tendo como eixo o trabalho com gêneros textuais]. Desenvolve trabalhos de assessoria a professores de Língua Portuguesa em escolas de Ensino Fundamental e Médio públicas e privadas. É autora, dentre outros, de: Versos, sons ritmos; e co-autora de O texto sem mistérios, ambos pela Editora Ática.

Dr. Sandro Luís da Silva

  • Universidade Federal de São Paulo
  • Lattes
  • Mesa Redonda
    • Modos de leitura e ensino de língua materna
Pós-Doutorado - Análise de Discurso e Ensino - (em andamento) na Faculdade de Educação da USP, sob supervisão do Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto. Pós-Doutorado em Linguística (Análise do Discurso) pela Universidade Sorbonne Paris IV (2015), sob supervisão do Prof. Dr. Dominique Maingueneau. Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2008). Mestre em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2001). Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1986), e graduação em Letras - Português Bacharelado - pela Universidade de São Paulo (1997), e licenciatura em Letras - Português - pela mesma Universidade (1997). Atualmente é Professor Adjunto de Língua Portuguesa na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), curso de Letras e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado Acadêmico) na mesma universidade.

Dra. Vanda Maria da Silva Elias

  • Universidade Federal de São Paulo
  • Lattes
  • Minicurso
    • Focalizando o texto: questões de coesão e de coerência
Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2002-2003) e pela Universidade Federal do Ceará (2016-2017). É professora adjunto de Língua Portuguesa na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP),curso de Letras. Foi professora associada do Departamento de Português e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde atuou de 1993 até 2014, dedicando-se ao ensino na graduação e na pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), à pesquisa e à extensão universitária. Desenvolve pesquisas relacionadas ao texto, hipertexto e ensino de língua portuguesa. É membro do GT Linguística do Texto e Análise da Conversação, da Associação Nacional de Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). É pesquisadora do grupo Protexto (CNPq-UFC) e do grupo Escrita, leitura e ensino de língua portuguesa (PUCSP). Pela Contexto, é co-autora de obras como Ler e compreender: os sentidos do texto; Ler e escrever: estratégias de produção textual; Escrever e argumentar; organizadora da obra Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura e coordenadora da coleção Linguagem & Ensino.



Obtenha mais informações no site oficial do evento:

 I SELIV