Informativo: Associação de Língua Moderna comporta pesquisas sobre folclore e outros temas

O folclore traduz a cultura popular de um país ou uma região, representando a identidade social da comunidade que ali vive por meio de manifestações artísticas de costumes e tradições. A palavra vem do inglês (folklore) e significa “sabedoria popular”: folk (pessoas) e lore (conhecimento). Este é um dos temas que podem ser consultados na base de dados Modern Language Association International Bibliography (MLA International Bibliography), disponível no acervo do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A MLA é uma associação profissional voltada principalmente para pesquisadores de línguas e literatura. A plataforma MLA International Bibliography permite acesso a citações bibliográficas de artigos de revistas científicas, sites acadêmicos, livros, trabalhos de congressos e conferências, monografias, teses, dissertações, entre outros documentos. Além de folclore, línguas e literatura, a plataforma indexa conteúdos correlatos ligados a categorias como, por exemplo, linguística, teatro, arte dramática e teoria e crítica literárias.

A base de dados referencial comporta materiais desde 1926 com cobertura que abrange o mundo todo: África, Ásia, Austrália, Europa, América do Norte e América do Sul. A MLA, segundo o editor, inclui anualmente mais de 66 mil novos itens para consulta. Com mais de dois milhões de registros nas áreas indicadas, a plataforma oferece uma série de facilidades para os usuários, como possibilidade de envio de conteúdo por e-mail em formato HTML ou texto simples.

Outras funcionalidades que os pesquisadores encontram na base são: gerador de citações que podem ser exportadas para EndNote, ProCite e RefWoks; busca avançada com operadores booleanos e diferentes critérios que permitem demarcar pesquisas; marcadores URL (favoritos); tradutor de 11 idiomas, incluindo português; dicionários; download de artigos em formatos HTML e/ou PDF.

O conteúdo é responsabilidade da editora Gale e pode ser acessado pelo Portal de Periódicos da CAPES por meio da página buscar base.

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"