Informativo: Projeto Teaching Specialist

O Centro Paula Souza possui 68 Faculdades de Tecnologia (FATECs), distribuídas por todo o estado de São Paulo. Essas unidades de ensino atendem aproximadamente 81 mil alunos, matriculados em 73 diferentes cursos, nas modalidades presencial e a distância. Com o objetivo de preparar os futuros profissionais para atuarem no mercado de trabalho, que a cada dia se torna mais competitivo e exigente, a disciplina Língua Inglesa está presente em 82% dos Cursos Superiores de Tecnologia.


Como parte do programa de formação contínua de professores, uma parceria entre o Centro Paula Souza e o Consulado Geral dos Estados Unidos, o Prof. Me. Dieter Bruhn, consultor e especialista no ensino de língua inglesa pela Universidade de Michigan, desenvolveu ações, no primeiro semestre de 2017, junto com a Coordenação do Projeto de Inglês das Fatecs, para darem início a um levantamento sobre a situação atual do ensino do idioma nos cursos de tecnologia.


Durante esse programa, o Prof. Dieter Bruhn visitou 11 unidades de todas as regionais das Fatecs para conhecer o modelo de ensino de línguas vigente. Além de assistir às aulas de inglês em diversos cursos, participou também de reuniões com professores e alunos para discutir aspectos relacionados ao programa de inglês, tais como o material didático utilizado, sua adequação para a área do curso, motivação, o uso do inglês para a interação em sala de aula, o uso de tecnologias como recurso didático, e fazer um levantamento de necessidades de alunos e professores, de acordo com as especificidades de cada contexto.


Finalizada essa etapa, e mediante resultados obtidos, o Prof. Bruhn e a Coordenação do Projeto de Inglês ofereceram a todos os professores das Fatecs a oportunidade de participar de workshops que envolviam atividades práticas sobre temas como o ensino de línguas sem tradução e como integrar as quatro habilidades linguísticas com o ensino da gramática.


Foram também produzidos e disponibilizados para todos os professores de inglês vídeos sobre a elaboração de atividades para  salas numerosas e o uso de metodologias para criar atividades que promovam a prática real do idioma pelos alunos em suas  respectivas áreas de estudos ou  atividades profissionais.


Para assistir aos vídeos, acesse:

 

 

Link com o projeto completo: Projeto Teaching Specialist - Clique Aqui